A Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio (ALMA) lançou, na segunda-feira (27), o livro “ESG no agro: metodologia e histórias inspiradoras da ALMA
Créditos: Divulgação

A Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio (ALMA) lançou, na segunda-feira (27), o livro ESG no agro: metodologia e histórias inspiradoras da ALMA, resultado do curso “ESG: Agro Sustentável”, realizado entre 2023 e 2024. 

O livro conta com relatos e experiências de mulheres de diferentes regiões do país que aplicaram os princípios ESG (ambiental, social e governança) em suas propriedades rurais e empresas ligadas ao setor.

“O ESG não é apenas um conceito restrito a grandes empresas, mas uma jornada possível para qualquer produtor rural. Muitas vezes as práticas já existem no dia a dia, o que cabe fazer é organizá-las e comunicá-las”, afirma Rosemeire dos Santos, Líder de Relações Governamentais para Proteção de Cultivos e Biológicos, da Corteva Agriscience no Brasil e uma das idealizadoras da academia.

A obra apresenta exemplos de relatórios ESG elaborados pelas participantes, em que foram abordadas atividades como pecuária de corte, soja, café e milho, entre outras culturas. Os relatos mostram como essas iniciativas contribuíram para aprimorar a gestão das propriedades, ampliar a sustentabilidade e fortalecer o protagonismo feminino no agronegócio.

Criada em 2019, a ALMA é um programa de educação continuada voltado a mulheres do setor agropecuário, desenvolvido em parceria com a Corteva Agriscience, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e a FIA Business School. Desde então, mais de 500 alunas já participaram de cursos nas áreas de liderança, finanças, inovação, marketing digital e sustentabilidade.

Segundo a professora da FIA, Christiane Leles Rezende De Vita, e uma das autoras da obra, as histórias reunidas “mostram a força da liderança feminina na construção de um agronegócio mais sustentável, competitivo e conectado às demandas da sociedade”.