
O Governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), avançou no projeto que cria o Plano ABC+ (Agricultura de Baixo Carbono), com uma oficina realizada entre ontem (2) e esta quarta-feira (3), no auditório do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Rio Branco, capital do estado.
A oficina reuniu representantes de 25 entidades públicas e privadas, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Mapa. É esperado que o plano estadual seja finalizado até o fim deste ano e apresentado em um evento nacional, com publicação no Diário Oficial da União (DOU) para ser utilizado como política pública.
O Plano ABC+ faz parte da estratégia nacional coordenada pelo Governo Federal, que tem como objetivo alinhar estados e entidades na prática agropecuária sustentável, para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
“Estamos na fase final de elaboração, catalogando as iniciativas que já existem e definindo metas até 2030. O desafio é produzir mais em menos área, com baixas emissões de carbono, recuperando áreas degradadas e investindo em tecnologias como a terminação intensiva de bovinos e a produção intensiva de grãos”, afirma o secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo.
“Estamos nessa reta final de elaboração do Plano ABC+ Acre, que faz parte de uma estratégia nacional para consolidar práticas de agricultura de baixo carbono. Esse trabalho, com apoio da consultoria da GIZ [Agência de Cooperação Alemã], identifica o que já foi feito e projeta ações até 2030”, diz o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Mapa, Jorge Hessel.