O estado de Alagoas alcançou em 2025 a marca de 42 mil hectares de florestas plantadas, consolidando um crescimento expressivo no setor florestal. Nos últimos três anos, Alagoas adicionou 10 mil hectares de eucalipto, espécie que impulsiona a expansão. O jornal Tribuna Independente divulgou o dado no sábado (16).
Sustentabilidade e Plano ABC+
A iniciativa integra o Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC+ Alagoas), coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). O programa tem como metas reduzir as emissões de gases de efeito estufa e ampliar a fixação de carbono no solo e na vegetação.
De acordo com a secretária Aline Rodrigues, o monitoramento das florestas plantadas é estratégico:
“Todas as ações e estratégias que unem a sustentabilidade e uso de tecnologias que contribuem para a redução dos gases de efeito estufa e para o sequestro de carbono são essenciais para o plano. Até o fim do decênio, a tendência é de que possamos ter uma ampliação na área plantada”, afirmou.
A expectativa é ampliar em 15 mil hectares a área de eucalipto e expandir os sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em 2,3 mil hectares até 2030.
Produtividade acima da média nacional
Os números de produtividade do estado chamam a atenção:
- 60 m³/ha/ano atualmente, com potencial de chegar a 80 m³/ha/ano;
- a média nacional é de 39 m³/ha/ano.
No aspecto climático, o potencial de sequestro de carbono é igualmente relevante:
- Entre 10 e 20 toneladas de CO₂ por hectare/ano;
- Ao fim do ciclo do eucalipto, o acúmulo pode variar de 70 a 140 toneladas de CO₂ por hectare.