Sustentabilidade

Evento na Bahia reúne agricultores familiares para discutir avanços da agroecologia

4º Encontro da Rede Povos da Mata teve como tema “Do chão que pisamos ao território que sonhamos: agroecologia contra a crise climática”

A imagem representa a presença de agroecologia e sustentabilidade nas produções da Amazônia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O município de Irecê, na Bahia, sediou neste último final de semana o 4º Encontro Ampliado da Rede de
Agroecologia Povos da Mata
, reunindo agricultores familiares, técnicos, representantes da sociedade civil e gestores públicos. Com o tema “Do chão que pisamos ao território que sonhamos: agroecologia contra a crise climática”, o evento reforçou o protagonismo da agroecologia como alternativa viável frente aos desafios ambientais, sociais e econômicos no campo.

Com apoio do Governo da Bahia, o encontro contou com uma programação diversificada, incluindo feira de sabores e saberes, rodas de conversa, trocas de experiências e apresentações culturais. As atividades evidenciaram a força e o crescimento de uma rede que vem transformando realidades em diferentes territórios do estado.

Agroecologia como eixo da sustentabilidade

Presente no evento, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, destacou a agroecologia como uma estratégia central para o fortalecimento da agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis.

“Foi um grande encontro, com debates intensos sobre a produção de alimentos saudáveis, algo que só a agroecologia, por meio da agricultura familiar, é capaz de promover. Essa é uma rede formada por pessoas com a dádiva de produzir respeitando o meio ambiente, a economia e as pessoas. Aqui na Bahia, a Rede Povos da Mata lidera esse movimento de forma exemplar”, afirmou.

Para Paula Silva, representante da Rede Povos da Mata, o encontro marca uma década de conquistas e construção coletiva.

“Estamos realizando nosso 4º encontro, que representa tudo o que conquistamos nesses 10 anos. Consolidamos o processo de certificação participativa, empoderamos mulheres, fortalecemos a produção de alimentos orgânicos e saudáveis. Produzimos saúde, equidade de gênero, transição geracional e autonomia. Nossa rede está viva, presente em 21 territórios, com 150 grupos organizados, e contou com a presença de 16 caravanas em Irecê”, destacou.

Projeto amplia certificação e estruturação de agroindústrias

A CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), é parceira da Rede na execução do projeto Agroecologia em Rede — Mais Alimentos, Mais Vida. A iniciativa já certificou mais de mil agricultores com o selo de produção orgânica, e prevê o fortalecimento de 700 unidades produtivas e a consolidação de 24 agroindústrias agroecológicas em diversas regiões do estado.

Além da certificação participativa, o projeto oferece assistência técnica especializada, capacitações, apoio à comercialização e estruturação de cadeias produtivas, com foco em boas práticas agrícolas, beneficiamento e valorização dos produtos da agricultura familiar.