Regularização

Cartão do Produtor Primário: Amazonas ultrapassa 13 mil emissões e renovações no 1º semestre

Documento é porta de entrada para acesso a crédito rural e programas públicos; Manacapuru lidera em número de regularizações

Governo de MT incentiva pequenos produtores
Foto: Michel Alvim/Secom-MT

O número de agricultores familiares e produtores rurais regularizados no Amazonas cresceu no primeiro semestre de 2025. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), foram emitidos e renovados 13.163 Cartões do Produtor Primário (CPP) entre janeiro e junho, volume 8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

O Cartão do Produtor Primário é um documento obrigatório no estado para que o trabalhador rural tenha acesso a políticas públicas de incentivo ao setor primário, como o crédito rural e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com validade de quatro anos, o cartão é um dos principais instrumentos de inclusão produtiva no campo.

Somente no segundo trimestre de 2025, o Idam realizou 5.674 atendimentos relacionados ao CPP, sendo 1.533 novas emissões e 4.141 renovações. O trabalho é feito por meio das 75 Unidades Locais (Unlocs) e postos avançados espalhados por todos os municípios amazonenses.

Manacapuru foi o município com maior número de regularizações do Cartão do Produtor Primário no período, totalizando 441 cartões (104 novas emissões e 337 renovações). Iranduba e Itacoatiara também apresentaram destaque, com 321 e 302 documentos atualizados, respectivamente.

Para solicitar o CPP, é necessário procurar a Unidade Local (UnLoc) ou posto avançado do IDAM mais próximo, com os seguintes documentos: 

  • Carteira de Identidade (RG) e CPF.
  • Documentação da propriedade (título, contratos, etc.).