Repelente natural

Moradores mato-grossenses recebem citronela como alternativa natural contra a dengue

Ação em Primavera do Leste incentiva uso de planta repelente em casas e escolas para combater arboviroses

citronela
Foto: Divulgação/Sama

No próximo sábado (28), moradores de Primavera do Leste (MT) poderão adquirir, gratuitamente, uma solução natural contra o mosquito da dengue. O governo municipal, em parceria com instituições locais, vai promover um pit stop para distribuir mudas de citronela, planta conhecida por seu efeito repelente contra insetos transmissores de doenças como dengue, chikungunya e zika.

A distribuição será realizada em frente à Escola Centro Educacional Primavera, das 7h30 às 10h30, e faz parte de uma ação de saúde pública que busca incentivar o cultivo doméstico da citronela como estratégia complementar no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

O projeto é fruto da parceria entre o Projeto Amar, Citronela e Culture, responsável pela produção das matrizes, e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), que cultivou as mudas até o ponto de distribuição.

Ao todo, cerca de 8 mil mudas foram produzidas ao longo de cinco meses e serão distribuídas não só durante o evento de sábado, mas também em escolas, feiras e eventos comunitários nos próximos meses.

Além de afastar o mosquito da dengue, a citronela também ajuda a repelir borrachudos, formigas e traças. É uma planta de fácil cultivo, que pode ser mantida em jardins, vasos e áreas externas de residências.