Mais de 300 toneladas de alimentos da agricultura familiar devem chegar até o final de agosto às Cozinhas Solidárias do estado de São Paulo, segundo anúncio feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quarta-feira (16). A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Ceagesp, e busca garantir segurança alimentar por meio do apoio à agricultura familiar.
Os alimentos, como arroz, feijão, farinha de mandioca, fubá, açúcar mascavo e melado de cana, serão fornecidos por cooperativas do Paraná e, no segundo semestre, também por produtores paulistas. Os itens serão distribuídos a cozinhas comunitárias que oferecem refeições gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou a importância da ação durante a 1ª Conferência das Cozinhas Solidárias de São Paulo, realizada na capital paulista. “Somamos esforços para garantir que não falte comida nas Cozinhas Solidárias por meio do PAA”, afirmou.
A conferência foi organizada pelo Instituto Céu Estrela Guia, coordenado por Pai Denisson D’Angiles, e reuniu representantes de diversas cozinhas comunitárias da Região Metropolitana de São Paulo.
Ainda nesta quarta-feira, outras 38 toneladas de feijão carioca foram entregues ao Banco de Alimentos da Ceagesp. O produto, adquirido por meio da modalidade Compra Direta do PAA, foi cultivado por 123 agricultores familiares do município de Itaberá (SP).