
O Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, abriu o cadastro para propriedades rurais aptas a receber painéis solares, microusinas fotovoltaicas, para afetados pelo desastre em Mariana (MG), previstas no Novo Acordo de Mariana. A iniciativa vai contemplar mais de 1,5 mil imóveis rurais localizados em até 100 metros da mancha de inundação causada pelo rompimento da Barragem do Fundão, em 2015.
Os produtores interessados devem procurar o escritório da Emater-MG de seu município até 31 de dezembro de 2026 para realizar a inscrição. Ao todo, 38 municípios mineiros integram a área atendida pelo programa.
De acordo com o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o projeto integra os compromissos firmados na repactuação do desastre de Mariana. “Quem possui propriedade dentro da área definida, tem CAR ativo, padrão de energia elétrica e não paga tarifa mínima pode procurar a Emater-MG para ser contemplado com a instalação de uma microusina e apoio à retomada dos projetos produtivos”, explica.
A ação faz parte do Programa de Resposta a Enchentes e Recuperação Ambiental e Produtiva das Margens do Rio Doce, que será executado entre 2025 e 2030. A ideia é reduzir custos, fortalecer a produção rural e ampliar o uso de energia limpa e de baixo custo no campo.
Segundo a Emater-MG, o projeto inclui:
- parecer de acesso junto à concessionária de energia;
- fornecimento completo dos equipamentos fotovoltaicos (módulos, inversores, estruturas, cabos, conectores, caixas);
- instalação final do sistema nas propriedades habilitadas.
Municípios atendidos
Os 38 municípios de Minas Gerais contemplados pelo edital são: Aimorés, Alpercata, Barra Longa, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Galiléia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itueta, Marliéria, Mariana, Naque, Ouro Preto, Periquito, Pingo D’Água, Ponte Nova, Raul Soares, Resplendor, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga.
As inscrições devem ser feitas presencialmente junto à equipe técnica da Emater-MG. Em municípios sem unidade local, o produtor pode se inscrever na cidade mais próxima dentro da área do programa. A lista de contemplados será atualizada mensalmente no site da Emater-MG.