O cooperativismo fortalece a agricultura familiar ao unir produtores, ampliar a escala de produção e gerar desenvolvimento no campo
Foto: Freepik

A Embrapa lançou nesta segunda-feira (10), durante a COP30, que acontece em Belém (PA), o Glossário sobre Agricultura e Mudança Climática, uma ferramenta de apoio destinada a jornalistas e comunicadores que participam da cobertura do evento.

O objetivo do glossário é qualificar a cobertura jornalística e ampliar o entendimento público sobre os principais conceitos do debate climático, destacando o papel da ciência brasileira na construção de soluções sustentáveis para a segurança alimentar e agropecuária.

No glossário, estão reunidos termos como mitigação climática, agricultura sustentável e tecnologias de baixa emissão de carbono, temas centrais para compreender a agenda climática e o papel estratégico do Brasil na transição para sistemas agroalimentares mais resilientes.

A obra reúne 51 verbetes em 30 páginas, elaborada por profissionais da Linguística em parceria com especialistas em Comunicação, Ciência da Informação e pesquisadores de diferentes áreas. Toda a produção foi feita com o uso de Processamento de Linguagem Natural (PLN), combinando linguística, ciência da computação e validação especializada para selecionar e definir termos a partir do uso real da língua.

Segundo Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, “a publicação organiza e explica, em linguagem objetiva, clara e precisa, termos que permeiam o debate sobre agricultura, sustentabilidade e mudanças climáticas, e vai ajudar na cobertura não apenas da COP30, mas também de temas relacionados à ciência, agricultura e meio ambiente”.

O material será distribuído a jornalistas e também está disponível ao público no portal da Embrapa.