
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) divulgou nesta semana seu terceiro Relatório de Sustentabilidade, reunindo as principais iniciativas e resultados obtidos em 2024 no âmbito da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa.
Em linha geral, o documento reforça o compromisso da cooperativa com a agenda ESG e apresenta avanços expressivos em áreas estratégicas para o setor cafeeiro.
Entre os destaques, a Expocacer conquistou, no ano passado, o Selo Ouro GHG Protocol, reconhecimento máximo de transparência na mensuração das emissões de gases de efeito estufa, seguindo padrões nacionais e internacionais. Outro marco foi o lançamento do Protocolo ECO, sistema de certificação gratuito que avalia boas práticas socioambientais em propriedades de cooperados.
Ações de destaques da Expocacer
A cooperativa também se destacou com uma inédita logística verde: o envio de café ao mercado europeu em um veleiro sustentável, sem emissão de carbono no transporte marítimo.
Na área ambiental, a Expocacer ampliou de 2.857 hectares para 15.235 hectares sua área regenerativa. Já na governança, criou o Comitê Estratégico de ESG, que integra sustentabilidade às operações da cooperativa.
Em 2024, a Expocacer celebrou mais de 365 dias sem acidentes de trabalho e promoveu ações de capacitação sobre temas como inovação sustentável, sucessão familiar e boas práticas trabalhistas — incluindo a distribuição de uma cartilha orientativa.
Com uma receita líquida de R$ 1,9 bilhão e movimentação de 1,4 milhão de sacas de café, a Expocacer se posiciona entre as 10 maiores cooperativas de Minas Gerais, segundo o Anuário OCEMG 2024.
O Relatório de Sustentabilidade 2024 da Expocacer está disponível no site oficial da cooperativa e consolida seu papel como referência em cafeicultura sustentável, inovação no agronegócio e governança com propósito.