
Na segunda-feira (7), o governo de Alagoas informou que 25.129 agricultores familiares foram beneficiados pelo Programa Garantia-Safra 2023/2024, em 32 municípios do estado. A iniciativa contempla os produtores que tiveram perdas na lavoura devido à estiagem ou excesso de chuvas, com uma parcela única de R$ 1.200,00.
O pagamento foi efetuado no mês de março de 2025 e depositado diretamente em conta digital, poupança social digital ou disponibilizado em casas lotéricas, por meio do Cartão Social. Segundo o governo federal, o Garantia-Safra ajuda os produtores a enfrentarem os prejuízos da safra, permitindo, por exemplo, a compra de sementes, alimentação para as famílias e os animais da propriedade.
As cidades atendidas nesta edição incluem Água Branca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piaçabuçu, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
As inscrições para a próxima edição (2024/2025) já foram encerradas.
Estão aptos a receber o benefício no próximo ano os agricultores que buscaram atendimento junto à Emater/AL, às prefeituras ou aos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e formalizaram a adesão com o pagamento do boleto de R$ 24,00. O repasse, no entanto, só será realizado mediante comprovação de perda na produção.