Fonte: Pexels
Fonte: Pexels

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai desenvolver nove novos projetos de extensão, com investimento total de R$ 700 mil. As propostas foram elaboradas com base em principios de sustentabilidade, por extensionistas e pesquisadores do Instituto e aprovadas no Edital Fapes nº 04/2025 – Universal Extensão III, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O edital tem como objetivo apoiar projetos de instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo que promovam inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida no campo. As iniciativas aprovadas pelo Incaper abrangem temas voltados à agropecuária capixaba, com foco na transferência de tecnologias e na formação de agricultores e técnicos.

Entre os projetos selecionados estão ações para eficiência hídrica e nutricional na cafeicultura, recuperação de áreas degradadas, uso sustentável de clones híbridos de café e estruturação de uma clínica fitossanitária para manejo de doenças agrícolas.

Outras iniciativas incluem boas práticas na citricultura, manejo de forrageiras não convencionais para bovinos e o desenvolvimento de tecnologias acessíveis para monitoramento agroclimático.

Os projetos terão prazo de execução de 24 meses e serão realizados em unidades do Incaper nos municípios de Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim, Pinheiros e Linhares.