A imagem representa a queda dos preços do arroz
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), do Rio Grande do Sul, prorrogou, até sexta-feira (7), o prazo de inscrição para o Selo Ambiental, programa que reconhece produtores de arroz irrigado que adotam práticas sustentáveis no cultivo. A certificação valoriza propriedades rurais que conciliam produtividade com responsabilidade ambiental e social no setor orizícola.

O selo tem como objetivo aprimorar a gestão dos empreendimentos agrícolas, reduzir os custos de produção, otimizar o uso de insumos e recursos naturais e garantir o cumprimento das regulamentações legais. A iniciativa também busca fortalecer a competitividade e a credibilidade dos produtores.

Como realizar as inscrições

As inscrições devem ser feitas de forma online, mediante o envio da ficha de inscrição ao Comitê Gestor, com o apoio do Técnico de Assistência e Extensão Rural de cada região. Podem participar pessoas físicas e jurídicas devidamente registradas.

As certificações são divididas em duas categorias – Prata e Ouro – e garantem reconhecimento por meio de certificado e identificação que pode ser utilizada em embalagens, propriedades e notas fiscais.

O Selo Ambiental do Irga também é reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o que possibilita benefícios no âmbito do Plano Safra.

Os produtores interessados podem se inscrever por meio do link.