
O Governo do Piauí inaugurou a operação do Complexo Fotovoltaico Panorama, em Ribeiro Gonçalves, na última quarta-feira (17). O empreendimento conta com 99 unidades geradoras distribuídas em três usinas, que somam 300 megawatts (MW) de capacidade instalada.
O projeto integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, lançado em 2023. Considerado estratégico para o desenvolvimento econômico e social, além de reforçar o estado com um dos pioneiros na geração de energia renovável.
“Celebramos um marco importante com a entrada em operação do Complexo Fotovoltaico Panorama. Esse empreendimento fortalece a matriz renovável, atraindo investimentos e gerando milhares de empregos para a população”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e outras associações do setor, o estado lidera o ranking de participação da produção e matriz elétrica renovável no Brasil, além de estar entre os principais produtores de energia solar e eólica do país.
Além disso, o governo estadual, por meio da Investe Piauí, assinou neste ano o acordo para instalar um novo complexo fotovoltaico na Fazenda São Dimas, que abrange os municípios de Manoel Emídio, Sebastião Leal e Bertolínia, e deverá gerar 3.500 empregos diretos.