Cerca de 500 mulheres agricultoras, organizadas em 27 coletivos espalhados por diferentes regiões de Mato Grosso, receberam na manhã desta terça-feira (2) materiais e insumos agrícolas como parte do Projeto Maria Terra. A entrega ocorreu durante evento realizado no auditório da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Várzea Grande.
O Projeto Maria Terra tem como objetivo fortalecer a autonomia produtiva e a emancipação social de mulheres agricultoras em situação de vulnerabilidade, promovendo o acesso a políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Além disso, segundo organizadores, a ação atua diretamente na valorização da mulher no campo, destacando o papel central delas na agricultura familiar, especialmente na produção sustentável.
A iniciativa é coordenada pela Conab em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com apoio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do IFMT (Funadif).
Além do presidente da Conab, Edegar Pretto, estiveram presentes na entrega a coordenadora-geral do projeto, Eloísa Azeredo; a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab Rosa Neide; o reitor do IFMT, Julio César dos Santos; o pró-reitor de Extensão do instituto, Frankes Siqueira e o presidente da Funadif, José Bispo Barbosa.
Vale destacar, por fim, que, além da entrega dos insumos, a iniciativa inclui formações técnicas, apoio à organização produtiva e integração dos grupos ao mercado institucional, especialmente por meio do PAA, que compra alimentos da agricultura familiar para abastecer equipamentos públicos como escolas, hospitais e cozinhas comunitárias.
Existem outras iniciativas que fortalecem e apoiam o trabalho feminino no campo, para saber mais, leia também: 7ª edição da ALMA reforça liderança feminina no agro