Entre os dias 30 de abril e 2 de maio de 2025, a comunidade Aldeia Gavião, na bacia do Tarumã-Açu, em Manaus, recebe o IV Workshop Serviços Ambientais: Perspectivas e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável e o Bem-Estar das Comunidades de Agricultores Familiares no Amazonas.
O evento, promovido pela Embrapa em parceria com a Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos (Copime), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), além do apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), busca integrar inovação e saberes tradicionais à produção de alimentos e à prestação de serviços ambientais.
Fortalecimento de práticas sustentáveis
O workshop propõe reflexões sobre as ações realizadas nas comunidades ao longo do ano passado e pretende firmar compromissos coletivos para os próximos anos. A meta é fortalecer práticas agrícolas sustentáveis, respeitando a cultura local e promovendo o bem-estar das comunidades.
Assim, segundo o pesquisador Lindomar Silva, coordenador do evento, a expectativa é “apontar caminhos para que os serviços ambientais contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais“.
Programação com foco na experiência comunitária
Durante o evento, representantes de oito comunidades de agricultores familiares e indígenas apresentarão relatos de suas experiências em projetos desenvolvidos no último ano.
A programação inclui rodas de conversa com especialistas, abordando temas como:
- Desafios da sustentabilidade para comunidades amazônicas;
- Produção de alimentos, segurança alimentar e serviços ambientais;
- Fortalecimento de redes e união comunitária.
Ao final do workshop, será construída de forma coletiva a definição de estratégias de ação para os anos de 2025 e 2026.