Altas temperaturas

Abril termina com frio e chuvas, mas calor avança no Brasil em maio

Nova frente fria pode trazer chuvas no Sul e brecar onda de calor no fim da semana

A imagem ilustra como calor avança no Brasil
Foto: Timon Studler/Unsplash

Após encerrar abril com chuvas intensas e temperaturas abaixo da média histórica em boa parte do país, o clima no Brasil dá sinais de mudança com a chegada de maio. Segundo o Relatório de Clima da DATAGRO, as temperaturas começam a subir novamente, especialmente no Centro-Sul, onde os termômetros devem atingir até 34°C na sexta-feira (9) e sábado (10). O cenário indica uma fraca onda de calor, com temperaturas cerca de 5°C acima da média para o período.

Esse episódio de calor, no entanto, será passageiro: uma nova frente fria está prevista para chegar já na sexta-feira (9), o que deve frear a elevação das temperaturas. Até o momento, o risco de geada está limitado às áreas serranas da região Sul.

Chuvas concentradas no Sul e tempo firme no restante do país

Até o sábado (10), a maior parte do país deve seguir com tempo seco e firme, favorecendo o avanço de colheitas. A exceção são as chuvas do Rio Grande do Sul, onde estão previstas fortes precipitações, com acumulados que podem ultrapassar 150 mm no sul do estado. A combinação entre calor intenso e a frente fria explica a formação do evento.

O tempo estável beneficia a colheita da cana-de-açúcar e do café, que enfrentaram dificuldades com as chuvas da última quinzena. Para o milho de inverno e o algodão no Mato Grosso, a manutenção da umidade no solo, aliada à ausência de chuvas, favorece o desenvolvimento fisiológico das lavouras. As culturas sensíveis, como hortifrúti, também não devem sofrer impactos, uma vez que não há previsão de extremos climáticos nos próximos dias.