Imagem representa a bienalidade do café
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Publicado nesta quarta-feira (29), o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) destaca que cafeicultores das principais regiões produtoras do Sudeste estão à espera de mais chuvas, essenciais para garantir o pegamento e o desenvolvimento dos chumbinhos da safra brasileira 2026/27 de arábica.

“Por enquanto, as condições climáticas têm favorecido esta etapa inicial da temporada, com maior umidade e temperaturas amenas ao longo de outubro, diferentemente do observado em anos recentes”, contextualiza o Cepea-Esalq/USP.

Segundo cafeicultores colaboradores do centro de pesquisas, floradas expressivas foram abertas nas principais regiões produtoras de arábica na primeira quinzena deste mês.

“Embora a última precipitação volumosa em boa parte do estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais tenha sido observada há pouco mais de uma semana – o que começa a deixar produtores em alerta –, há previsão de chuvas para os próximos dias no Sudeste do Brasil”, finaliza o Cepea-Esalq/USP.