Lavouras de café arábica apresentaram uma boa floração na última semana, favorecidas pelas chuvas registradas no Sudeste do Brasil no último decêndio de setembro, aponta novo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta quarta-feira (8).
Segundo pesquisadores do centro, o desenvolvimento floral observado na última semana é relevante para um setor que aguarda ansiosamente por uma recuperação da produção de café na safra 2026/27.
No entanto, ressalta o Cepea-Esalq/USP, o calor intenso e o volume ainda insuficiente de chuva já começam a preocupar cafeicultores. “Essa condição pode prejudicar o pegamento das flores e, consequentemente, comprometer o potencial produtivo da próxima temporada”, explica.
Com o clima, mais uma vez, trazendo incertezas neste começo de desenvolvimento da nova safra, parte dos agentes de mercado consultados pelo Cepea-Esalq/USP já começa a considerar possíveis restrições de produção para a temporada 2026/27.
Quanto ao ritmo de negócios, o centro de pesquisas aponta que, com um caixa equilibrado, muitos produtores esperam momentos mais atrativos para vender.