
Os canaviais do Centro-Sul do Brasil devem receber chuvas regulares e registrar queda nas temperaturas a partir da primeira semana de dezembro, de acordo com o novo levantamento climático da DATAGRO, com base em dados do CPTEC e do MeteoBlue.
A previsão traz alívio após uma semana marcada por calor intenso, provocado pela atuação de um sistema de baixa pressão sobre o norte da Argentina e o Paraguai, que inibiu a formação de nuvens e resultou em tempo seco e temperaturas elevadas.
O Mato Grosso do Sul foi o estado mais afetado, com máximas acima de 37°C – cerca de 6°C acima da média histórica. Nas demais áreas do Centro-Sul, os termômetros variaram entre 30°C e 36°C.
Novembro teve chuvas acima da média, mas de forma irregular
O acumulado médio de chuvas em novembro no Centro-Sul foi de 143,1 mm, o que representa 10,9% acima da média histórica, segundo o CPTEC. No entanto, as precipitações ocorreram de forma irregular entre os estados:
- Goiás: média de 198,2 mm (IRC -7,1%);
- Paraná: 162,8 mm (IRC -16,1%);
- Mato Grosso: 145,8 mm (IRC -36,0%);
- São Paulo: 137,0 mm (IRC -4,3%), com destaque para Presidente Prudente, que superou a média histórica;
- Minas Gerais: 83,5 mm (IRC -58,1%), sendo o estado com menor volume registrado.
Perspectivas são positivas para o início da safra 2026/27
Apesar das oscilações climáticas, os níveis de chuva mais favoráveis em 2025 têm gerado boas expectativas para a cana-de-açúcar do 1º terço da safra 2026/27.
De acordo com a DATAGRO, os estandamentos estão em melhores condições e os sintomas de seca registrados anteriormente já foram praticamente neutralizados, resultando em melhor vigor das plantas.
Calor intenso persiste até o final de novembro
Conforme mapas do MeteoBlue, o calor deve continuar até domingo (30/11), com máximas acima de 34°C em diversas regiões. O Mato Grosso do Sul e o extremo oeste paulista podem registrar temperaturas próximas de 40°C.
A partir de segunda-feira, as temperaturas começam a recuar, com máximas entre 26°C e 30°C previstas para terça-feira (02).
Previsão de chuvas para início de dezembro
A primeira semana de dezembro deve ser marcada pelo retorno das chuvas ao Centro-Sul, com volumes acumulados estimados pelo modelo ECMWF entre:
- 10 a 20 mm no Paraná;
- 20 a 40 mm em São Paulo e Mato Grosso do Sul;
- 50 a 100 mm em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
As chuvas devem começar já na segunda-feira, 1º de dezembro, mas há possibilidade de precipitações ao longo de toda a semana, o que tende a beneficiar o desenvolvimento dos canaviais e aliviar os impactos recentes da onda de calor.