A primeira semana de agosto trouxe instabilidade no clima para o Brasil, especialmente na região Sul, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
O acumulado médio nacional de chuvas foi de 30,6 mm, o que representa 32,5% da média histórica para o mês.
O Rio Grande do Sul registrou os maiores volumes, com 45,5 mm, seguido de Paraná (26,5 mm) e Santa Catarina (24,7 mm).
As temperaturas no Sul permaneceram baixas, com mínima de 2,6°C em Bagé e valores entre 4°C e 5°C em várias cidades gaúchas no dia 6.
A colheita do milho de inverno avançou rapidamente, encerrando julho com 77% da área colhida, número bem superior à média dos últimos cinco anos (45,8%).
Segundo a nova análise climática da DATAGRO, entre esta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), uma nova frente fria deve provocar chuvas entre 20 e 30 mm no norte gaúcho, sul catarinense e sul paranaense, antecedendo uma onda de frio que pode derrubar as mínimas para valores entre 2°C e 6°C até o dia 13.
Sudeste segue com clima seco nas áreas produtoras
No Sudeste, agosto começou sem precipitações significativas nas regiões produtoras de milho.
Em Minas Gerais, 53% da área prevista havia sido colhida até 1º de agosto, próximo da média histórica de 56,4%. Já São Paulo registrou apenas 22% da área colhida, contra média de 43,4%.
A previsão indica possibilidade de chuvas fracas no sul paulista no sábado (10), seguidas por queda de temperatura (abaixo de 6°C).
Centro-Oeste alterna chuva no MS e seca em MT e GO
No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul registrou 19,2 mm no início do mês, equivalente a 56,9% da média histórica de agosto. Já Mato Grosso e Goiás mantiveram o clima seco.
A colheita do milho está praticamente concluída no MT, com 97,5% da área colhida, avançada no MS (60%) e próxima da média histórica em GO (58%).
O frio atingirá o sul do Mato Grosso do Sul no sábado (10) e permanecerá até segunda-feira (11), com mínimas abaixo de 6°C.
Matopiba mantém padrão seco típico de agosto
No Matopiba — formado por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — o tempo permanece seco, sem previsão de chuvas, o que é comum para o mês, quando a média climatológica é de apenas 2,2 mm.