Confira como boas práticas agrícolas ajudam a melhorar o desempenho do cafezal e garantir mais eficiência na produção de café
Foto: Wirestock/Freepik

As chuvas mais volumosas nos últimos dias em praticamente todas as regiões cafeeiras do Brasil trouxeram alívio aos produtores de café arábica, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta quarta-feira (28).

Segundo o documento, a maior umidade após o estresse climático no final de 2025 favorece o enchimento de grãos da variedade, fase decisiva para o bom desenvolvimento da safra

Quanto às lavouras de robusta, pesquisadores explicam que as chuvas expressivas em áreas mais ao norte do Espírito Santo preocupam, tendo em vista que alguns talhões acabaram sendo alagados e a incidência de doenças pode aumentar. 

“Até que haja uma estimativa mais precisa sobre volume de café na atual temporada, a volatilidade de preços tende a permanecer”, indica o Cepea-Esalq/USP.

“Além das condições climáticas, o cenário macroeconômico global e o ambiente cambial continuam influenciando as cotações internas e externas”, completa o centro de pesquisas.