As chuvas voltaram a atingir os cafezais do Espírito Santo nos últimos dias, com acumulados entre 20 e 30 mm nas principais regiões produtoras do estado, segundo levantamento da DATAGRO, com base em dados do Inmet, Meteoblue e Climate Prediction Center (CPC).
Por outro lado, as lavouras de Minas Gerais e São Paulo seguem sob domínio do tempo seco, sem registros recentes de precipitação. As temperaturas permanecem elevadas durante as tardes, enquanto as manhãs e noites apresentam mínimas entre 8°C e 16°C, mantendo o padrão típico da estação.
A previsão para os próximos dias indica manutenção do clima seco em todas as regiões produtoras de café do Sudeste, cenário que deve continuar beneficiando o andamento da colheita. As temperaturas seguirão com tardes quentes e madrugadas frias, favorecendo o processo de secagem dos grãos.
De acordo com o mais recente levantamento da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), divulgado no dia 4 de julho, 40,4% da área de atuação já foi colhida, após avanço de 9 pontos percentuais em uma semana. Apesar do progresso, o ritmo ainda está atrás do registrado em 2023 (51,6%) e 2022 (42,7%) no mesmo período.
Veja a seguir o andamento da colheita por região da Cooxupé: Sul de Minas: 45,4%; Cerrado Mineiro: 29,9%; Matas de Minas: 47,0%; e Alta Mogiana (SP): 45,0%.