Após semanas de estiagem e calor extremo, o tempo começou a mudar no Brasil neste domingo (21), conforme previsto pela DATAGRO.
A chegada de uma frente fria trouxe chuvas intensas, ventos fortes e até tornado, marcando uma virada nas condições climáticas.
Chuvas atingem Sul e avançam para o Sudeste
No domingo (21), o Rio Grande do Sul foi o primeiro a registrar chuvas volumosas, que se espalharam para Santa Catarina e Paraná. No município de Barra Bonita (SC), um tornado foi registrado com ventos intensos e trovoadas.
Já no final do dia, as chuvas começaram a atingir o estado de São Paulo, marcando o avanço do sistema para o Sudeste.
Acumulados passam de 50 mm no Paraná
Na madrugada e manhã desta segunda-feira (22), os estados do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul registraram chuvas intensas, com acumulados de até 50 mm em apenas 6 horas em algumas localidades.
Em São Paulo e no Triângulo Mineiro, os volumes ficaram entre 2 e 15 mm, conforme dados da Meteoblue.
Ao longo do dia, as chuvas devem se intensificar e avançar para outras regiões do Sudeste e Centro-Oeste, com previsão de:
- Acumulados entre 2 e 30 mm
- Pontualmente, até 50 mm em áreas isoladas
- Avanço para o sul de Goiás
Chuva volta ao Centro-Oeste e ao Norte após meses de estiagem
Nos próximos dias, a frente fria continuará avançando e levará chuvas para:
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Região Norte
Essas regiões estavam há meses sem chuvas significativas, o que favorece a recuperação da umidade no solo, essencial para o plantio de grãos e o desenvolvimento da próxima safra.
“Apesar das fortes chuvas atrapalharem as operações agrícolas, principalmente no Paraná, a recuperação da umidade no solo vem em ótimo momento para as safras que estão por vir”, afirma a DATAGRO.
Queda nas temperaturas surpreende em plena primavera
A partir desta semana, a chegada do sistema frontal também trará queda acentuada nas temperaturas, com destaque para quinta-feira (25).
Segundo os modelos meteorológicos:
- As máximas não deverão passar dos 20°C nas áreas próximas ao litoral das regiões Sul e Sudeste
- A região Nordeste também sentirá leve queda nas temperaturas
- Risco de geada apenas nas áreas serranas do Sul do Brasil
Essa queda térmica em pleno início da primavera chama atenção e pode impactar temporariamente o ritmo de plantio e o desenvolvimento de culturas sensíveis ao frio.