A imagem representa as fortes chuvas e queda nas temperaturas que passarão para o Brasil
Foto: Péter Kövesi/Pexels

Após as chuvas torrenciais registradas na terça-feira (9) na região Sul e em áreas do estado de São Paulo, o restante da semana será marcado por ventos intensos em diversas localidades, sobretudo no litoral gaúcho e catarinense, além do litoral paulista.

A intensificação dos ventos está associada à atuação de um ciclone extratropical, que segue influenciando o tempo no Sul e Sudeste do país.

Segundo dados meteorológicos, diversas cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registraram acumulados superiores a 150 mm em 24 horas, provocando alagamentos e inundações urbanas.

Em São Paulo, o destaque foi a região de Ourinhos, com mais de 100 mm acumulados. Em outras áreas do estado, as chuvas foram persistentes ao longo de todo o dia.

Ciclone segue ativo e ventos podem ultrapassar 100 km/h

Mesmo com expectativa de redução na intensidade das chuvas nas próximas horas, o ciclone que atua próximo à costa deve provocar ventos fortes. Os maiores riscos estão concentrados na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde são esperadas rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h.

alerta para destelhamentos, quedas de energia elétrica e danos a estruturas agrícolas, como o tombamento de lavouras em áreas vulneráveis. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada da população, especialmente em zonas urbanas e áreas costeiras.

Condições começam a melhorar a partir de quinta-feira

A normalização do clima deve ocorrer a partir de sexta-feira (12), quando o ciclone começa a se afastar do continente. No entanto, a previsão indica a ocorrência de novas chuvas no fim de semana nos seguintes estados:

Os acumulados devem variar de forma regionalizada, com episódios pontuais de maior intensidade, especialmente em áreas de instabilidade atmosférica.