
Um ciclone extratropical atípico para esta época do ano deve atingir o Sul do Brasil entre esta segunda-feira (8) e quinta-feira (11), trazendo temporais, chuvas excessivas e ventos que podem alcançar 100 km/h, segundo análise da DATAGRO com base nos modelos do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF).
O fenômeno manterá as temperaturas próximas da climatologia em praticamente todo o país ao longo da semana.
Região Sul
A formação do ciclone começa na tarde desta segunda-feira (8), com atuação mais intensa entre terça (9) e quarta-feira (10).
No Rio Grande do Sul, o acumulado de chuva pode superar 100 mm na semana, elevando o risco de alagamentos e enxurradas. Santa Catarina e o sudoeste do Paraná também devem registrar precipitações expressivas.
Os dias 9 e 10 concentram os maiores volumes de chuva e os ventos mais fortes, que podem chegar a 100 km/h na faixa litorânea do Sul. O sistema começa a perder força na quinta (11), mas ainda haverá chuvas no fim de semana, embora menos volumosas.
Região Sudeste
O ciclone também deve influenciar o Sudeste, sobretudo em São Paulo, que pode registrar acumulados próximos a 100 mm até domingo (14), no sul do estado, e entre 50 e 100 mm nas demais áreas. Há risco de intensas rajadas de vento.
Região Centro-Oeste
No Mato Grosso do Sul, o risco de ventos fortes é menor, mas o sul do estado deve receber acumulados próximos de 100 mm na semana.
Em Goiás e Mato Grosso, a previsão indica chuvas entre 50 e 100 mm.
Região do Matopiba
As áreas agropecuárias do Matopiba também terão uma semana chuvosa, mas com intensidade menor.
No Oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, o acumulado deve ficar entre 20 e 50 mm, enquanto o Tocantins deve receber entre 50 e 100 mm.