
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o aviso meteorológico emitido no último domingo (6) e ampliou, nesta terça-feira (8) as áreas sob risco de chuvas fortes, volumosas e persistentes, com possibilidade de descargas elétricas.
Agora, as regiões do Sul, Costa Doce e Litoral gaúcho passaram para o nível vermelho de alerta, o mais severo da escala. Outras áreas permanecem com alerta laranja, onde as rajadas de vento podem chegar a 90 km/h.
A previsão do tempo para esta quarta-feira (9) indica a continuidade da chuva no Sul e no Litoral do estado. Os acumulados podem atingir até 120 milímetros no Litoral Médio, no Litoral Norte e em pontos da Costa Doce. Os ventos também seguem intensos, com possibilidade de alcançar 80 km/h. Na quinta-feira (11), há expectativa de chuva moderada na faixa litorânea e na Costa Doce, com volumes que podem chegar a 125 mm no Litoral Norte.
Prognóstico hidrológico aponta risco elevado para o Litoral Norte e Rio dos Sinos
Com base na análise hidrológica — que considera o comportamento dos rios e o volume de chuva —, algumas cidades do Litoral Norte e áreas das cabeceiras do Rio dos Sinos já se encontram em nível vermelho de alerta. Ou seja, com risco de inundações em rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, enxurradas e movimentos de massa em terrenos inclinados.
Outras regiões do estado estão classificadas nos níveis laranja (status de alerta) e amarelo (status de atenção). Isso representa risco de cheias em arroios e rios menores, além de alagamentos e deslizamentos de terra. Segundo a Defesa Civil, os níveis dos rios seguem em normalidade no momento, mas com tendência de elevação ou estabilidade nas próximas horas, em razão das chuvas recentes, que chegaram a 90 mm em várias partes do estado.
Defesa Civil orienta sobre cuidados durante as chuvas
A população que vive em áreas sujeitas a alagamentos ou inundações frequentes deve buscar informações junto às prefeituras sobre como agir em caso de emergência. Durante os temporais, a recomendação é permanecer em local seguro. Portas e janelas devem estar fechadas, manter os eletroeletrônicos desligados da tomada e proteger os animais domésticos.