
Após um longo período de calor intenso, uma frente fria avançou sobre o Sul do Brasil, proporcionando alívio térmico, embora sem uma queda significativa nas temperaturas.
Segundo o Relatório do Clima DATAGRO, com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a mudança reduziu levemente o calor na região, com máximas agora entre 22 e 31°C no Rio Grande do Sul e 21 e 30°C em Santa Catarina e Paraná. As chuvas foram abaixo da média, com acumulados variando entre 17,0 mm (RS) e 26,1 mm (PR). A colheita da soja avançou em todos os estados do Sul, assim como o milho de verão, que já teve 80% dos trabalhos concluídos no Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, um ciclone extratropical deve impulsionar uma nova frente fria, concentrando chuvas em Santa Catarina e Paraná.
No Sudeste, o alívio térmico foi menor, com temperaturas oscilando entre 28 e 36°C, especialmente no norte de São Paulo e em Minas Gerais. A precipitação também ficou abaixo do esperado, com acumulado de 26,6 mm na região. A colheita da soja está acima da média, enquanto a do milho de verão avança em São Paulo, mas segue abaixo da média em Minas Gerais. A frente fria permanece estacionada, trazendo chuvas intensas no Sul de Minas e volumes entre 20 e 30 mm no Triângulo Mineiro e em SP.
No Centro-Oeste, as temperaturas seguem elevadas, entre 30 e 36°C, com 58,7 mm de chuva acumulada na região, sendo os maiores volumes registrados em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A colheita da soja se aproxima do fim, com ritmo acelerado, e o plantio do milho safrinha avança rapidamente, principalmente em Mato Grosso e Goiás, que já estão perto da conclusão. As chuvas devem permanecer intensas em MT, enquanto MS e GO terão volumes mais amenos.
Na região Matopiba, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue ativa no Norte, mas não tem impactado o sertão nordestino, deixando a região mais seca do que o normal. A colheita da soja avança no Tocantins, Maranhão, Bahia e Piauí. Até 20 de março, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm na Bahia e Tocantins, e 40 a 50 mm no Piauí e Maranhão.