
As chuvas vão continuar nesta semana em todas as regiões do Brasil, conforme análise da DATAGRO a partir de dados do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF).
Diferentemente da semana anterior, quando os volumes elevados estiveram associados à atuação de um ciclone extratropical atípico, os eventos de precipitação agora estão relacionados à passagem de uma frente fria pelo país.
Região Sul
A frente fria atinge o Rio Grande do Sul já nesta segunda-feira (15), provocando chuvas e ventos fortes em diversas áreas.
Há risco de chuvas torrenciais localizadas, mas o principal fator de atenção são as rajadas de vento, que podem alcançar até 100 km/h no noroeste gaúcho, especialmente ao longo da tarde, com potencial para transtornos pontuais.
No acumulado da semana, os volumes de chuva no estado devem variar entre 20 e 40 mm.
Em Santa Catarina e no Paraná, não são esperados eventos extremos. As chuvas tendem a ocorrer de forma mais fraca a moderada, com acumulados entre 10 e 30 mm, enquanto rajadas de vento mais intensas devem se restringir às áreas próximas à divisa entre os dois estados e o Rio Grande do Sul.
As temperaturas permanecem amenas, com elevação mais perceptível apenas no final da semana.
Região Sudeste
Nos últimos dois dias, chuvas volumosas foram registradas em grande parte do estado de São Paulo, com algumas localidades já superando a média climatológica mensal, como Presidente Prudente, Araçatuba e Piracicaba.
Em Minas Gerais, por outro lado, os volumes observados recentemente foram mais baixos.
A previsão indica, contudo, retorno e intensificação das chuvas no norte paulista e em todo o território mineiro, com acumulados semanais estimados entre 50 e 100 mm.
Região Centro-Oeste
A semana será marcada por chuvas generalizadas em toda a região. Os maiores volumes são esperados em Mato Grosso e Goiás, com acumulados próximos de 100 milímetros.
No sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, os volumes previstos variam entre 40 e 60 mm.
Região do Matopiba
No Matopiba, as chuvas devem ganhar força principalmente no final da semana, com acumulados entre 50 e 100 mm. O Tocantins tende a concentrar os maiores volumes da região.