Meteorologia

Frente fria mantém clima ameno e leva chuvas para áreas cafeeiras do Sudeste

Apesar da queda nas temperaturas, risco de geadas segue afastado nas principais regiões produtoras

café (1)
Foto: Arquivio/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil e deve influenciar o clima nas regiões cafeeiras do Sudeste nos próximos dias, segundo análise da DATAGRO com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Meteoblue e do Centro de Previsão Climática (CPC).

Embora menos intensa do que os episódios anteriores, a frente provocará queda nas temperaturas, com mínimas entre 10°C e 14°C e máximas que não devem superar os 20°C em muitas localidades ao longo da semana. O cenário previsto é de temperaturas amenas e estáveis, sem extremos e com risco de geadas afastado nas principais áreas produtoras de café.

Com o deslocamento do sistema em direção ao oceano Atlântico, há previsão de chuvas na faixa leste de São Paulo, Espírito Santo e Zona da Mata mineira. Até o dia 10 de julho, os acumulados devem variar entre 20 e 30 mm, volume que contribui para manter a umidade do solo em meio ao período mais seco do ano.

Para a segunda quinzena de julho, os modelos indicam ausência de novos episódios de frio intenso. As temperaturas devem ficar acima da média climatológica em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e região central de Goiás. Essa tendência deve se manter até o final do mês, com o Centro-Sul registrando valores entre a normalidade e ligeiramente acima da média histórica para o período.

Quanto às chuvas, a previsão aponta para a manutenção do tempo seco na segunda metade do mês, sem registros de precipitações intensas na região Centro-Sul, o que favorece o avanço das atividades agrícolas, como a colheita do café e a moagem da cana-de-açúcar.