
Uma nova frente fria está avançando sobre o Brasil e deve provocar mudanças significativas nas condições climáticas em quase todas as regiões do país nos próximos dias, de acordo com análise da DATAGRO, com base nos modelos do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF).
Além do resfriamento das temperaturas, o sistema deverá favorecer a formação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em 2026, intensificando as chuvas principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.
Região Sul: queda acentuada nas temperaturas
A frente fria teve início na tarde de domingo (18), atingindo o Rio Grande do Sul e se estendendo até o Paraná. As pancadas de chuva devem ocorrer até o fim desta segunda-feira (19).
- O pico de frio está previsto para terça (20) e quarta-feira (21), com mínimas próximas de 5°C na Serra Gaúcha, cerca de 10°C abaixo da média histórica.
- Nas demais áreas da Região Sul, as mínimas devem ficar ao redor dos 10°C.
- Ao fim da semana, as temperaturas voltam a subir gradualmente.
Sudeste: semana mais chuvosa do país
A Região Sudeste será o destaque da semana em volume de chuvas, com precipitações diárias em diversos estados.
- Minas Gerais poderá registrar mais de 100 mm ao longo da semana, especialmente na parte sul.
- Espírito Santo também terá chuvas frequentes e intensas.
- Em São Paulo, os maiores volumes devem se concentrar em Ribeirão Preto e Piracicaba, enquanto a região de Presidente Prudente terá acumulados menores.
O pico da queda de temperatura no Sudeste é esperado entre quarta (22) e quinta-feira (23), com mínimas próximas dos 15°C, o que representa anomalias de 3 a 5°C abaixo da média para o mês.
Centro-Oeste: chuvas acima da média em MT e GO
O tempo úmido também predomina na Região Centro-Oeste:
- Em Mato Grosso e Goiás, os acumulados podem ultrapassar 100 mm;
- No norte do Mato Grosso do Sul, os volumes devem variar entre 20 e 40 mm, com chuvas fracas no sul do estado.
A queda de temperatura será mais sutil, com destaque para o Mato Grosso do Sul, onde as mínimas podem atingir 18°C, cerca de 2 a 3°C abaixo da climatologia.
Região MATOPIBA: boas chuvas, sem frio intenso
Na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o cenário também é positivo para a agricultura:
- São esperadas boas chuvas entre 50 e 100 mm nas principais áreas produtoras.
- As temperaturas devem seguir elevadas, já que a frente fria não terá força suficiente para provocar resfriamento significativo.
A manutenção da umidade será benéfica para a soja em fase de desenvolvimento vegetativo, favorecendo o potencial produtivo nas lavouras da região.