A primeira semana de agosto começa com mudanças climáticas relevantes nas principais regiões agrícolas do Brasil. Duas frentes frias devem atingir o país nos próximos dias, segundo análise da DATAGRO, com base nos modelos do Meteoblue e do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas (ECMWF).
Essas mudanças rompem o padrão seco de julho e podem interromper colheitas em andamento, principalmente de milho safrinha e cana-de-açúcar, em estados como São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Previsão do tempo
- 1ª frente fria: entre domingo (4) e segunda-feira (5);
- 2ª frente fria: entre quinta-feira (7) e sexta-feira (8).
Ambas as vão provocar chuvas no Centro-Sul, com destaque para o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.
Na segunda-feira (4), um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai já gera instabilidades no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Previsão de acumulados:
- Região Sul: até 30 mm entre segunda e terça-feira (5-6);
- Sul de SP e PR: até 50 mm na sexta (8), afetando áreas de milho de inverno.
Formação de ciclone e queda de temperatura
Na segunda metade da semana, a previsão inclui a formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, aumentando as instabilidades. Após as chuvas, uma massa de ar frio trará queda de temperatura:
- A partir de sábado (9): avanço do ar frio sobre o Sul;
- Domingo (10): mínimas entre 6°C e 10°C, com risco de geadas pontuais no Centro-Sul.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se confirmadas, serão as terceiras geadas do inverno de 2025, com baixo impacto previsto, mas que exigem monitoramento.
Impactos nas colheitas agrícolas
Milho safrinha e cana-de-açúcar
As chuvas podem atrasar temporariamente a colheita de milho e cana, impactando o ritmo dos trabalhos em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Café
As regiões produtoras de café devem manter tempo firme, favorecendo o avanço da colheita nas Matas de Minas, no Sul de Minas e no Cerrado Mineiro.