A frente fria que atingirá o Brasil a partir do próximo sábado (10) deverá ser mais forte do que inicialmente prevista, aponta a nova análise da DATAGRO, com base em dados do Meteoblue e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Espera-se que ocorra geada em boa parte da região Sul do país. Na região Serrana, o risco é alto, com a expectativa das mínimas ficarem negativas entre os dias 11 e 13, sendo que no dia 12 as temperaturas podem atingir valores próximo a -4°C. Nas demais áreas do Sul do país, há risco de geada do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná.
Alerta para chuvas intensas no Rio Grande do Sul
Antes disso, a presença de uma massa quente e úmida, combinada com a aproximação e o deslocamento da anteriormente citada frente fria, deverá ocasionar fortes instabilidades no Rio Grande do Sul entre hoje (8) e amanhã (9), com volumes significativos de chuva em curto intervalo de tempo e possibilidade de queda de granizo.
A Região da Campanha e municípios do entorno podem ser as áreas mais atingidas pelas precipitações, conforme indica o aviso vermelho (grande perigo) para tempestade, emitido pelo Inmet.
A previsão é de que os volumes de chuva variem entre 60 mm e 100 mm, podendo, pontualmente, superar os 100 mm durante o período nessas áreas, com chuvas acompanhadas de rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h.
Outras áreas do Rio Grande do Sul — como o centro, oeste, noroeste, sudeste e a região metropolitana de Porto Alegre — também estão sob aviso de tempestade, mas com grau de severidade menor, com chuvas entre hoje (7) e sexta-feira (9). Há possibilidade de queda de granizo.