Clima

Incaper inaugura plataforma de coleta de dados agroclimáticos no norte do Espírito Santo

Iniciativa busca ampliar precisão das informações meteorológicas e climáticas, com foco na melhoria das previsões para agricultura capixaba

Iniciativa do Incaper busca ampliar a precisão das informações agroclimáticas, com foco na melhoria das previsões e no fortalecimento da agricultura capixaba.
Créditos: Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper/Imprensa

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) inaugurou, na última sexta-feira (21), uma nova Plataforma de Coleta de Dados Agroclimáticos no Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER), em Boa Esperança, no norte do Espírito Santo.

A instalação faz parte do Projeto de Reestruturação do Monitoramento Agrometeorológico do Estado, que prevê a implantação de dez novas plataformas. A iniciativa visa melhorar a precisão das informações meteorológicas e climáticas, com foco na melhoria das previsões e no fortalecimento da agricultura capixaba.

Durante a cerimônia, o Incaper também entregou kits de calibração de sensores e uma caminhonete, para apoio logístico na manutenção das estações meteorológicas. 

No total, o investimento soma R$ 675 mil, oriundos de convênio entre o Incaper e o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Objetivos do Incaper

Segundo a Coordenação de Meteorologia do Incaper, o investimento tem como principais objetivos: 

  • ampliar a cobertura da rede agroclimática no Espírito Santo; 
  • elevar a qualidade e a precisão dos dados meteorológicos coletados; 
  • garantir o monitoramento de variáveis essenciais, como temperatura e umidade do ar e do solo, radiação solar, duração do molhamento foliar e ocorrência de geadas.

“A modernização da rede de monitoramento agroclimático permitirá ao Espírito Santo acessar dados mais robustos e confiáveis, promovendo o planejamento estratégico da agricultura diante das mudanças climáticas. A nova plataforma em Boa Esperança facilitará o acesso a informações meteorológicas na região, beneficiando produtores, pesquisadores e técnicos de extensão rural”, afirma o Incaper, em nota.

A Coordenação de Meteorologia (CMET) desenvolve atividades como a elaboração de previsões do tempo e de análises agrometeorológicas e climáticas. Além disso, a instituição oferece apoio ao setor agropecuário capixaba no enfrentamento às mudanças climáticas. O setor também atua na educação rural, no lançamento de novas tecnologias e na produção de publicações técnicas.

Acesse o site e conheça o trabalho da Coordenação de Meteorologia do Incaper.