
Julho, tradicionalmente o mês mais seco do ano no Brasil, começou com clima típico em 2025: tempo firme e temperaturas baixas predominando nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba. No Sul do país, o frio se intensifica com previsão de geadas entre os dias 1º e 2 de julho, especialmente no Rio Grande do Sul, segundo a nova análise meteorológica da DATAGRO.
Modelos do MeteoBlue e do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas (ECMWF) indicam temperaturas negativas em áreas produtoras de trigo, com o frio persistindo até o fim da primeira semana. Apesar disso, as áreas canavieiras devem ter mínimas menos severas, entre 10°C e 12°C, com máximas abaixo de 26°C no interior e inferiores a 20°C na faixa leste paulista e no Paraná.
A condição de tempo seco se mantém nos próximos dias, com chuvas restritas ao interior de São Paulo, principalmente em Bauru e Piracicaba, onde os acumulados podem chegar a 30 mm até 10 de julho. As demais regiões produtoras do Centro-Sul devem seguir sem precipitações significativas.
Para a segunda quinzena do mês, os modelos climáticos indicam temperaturas acima da média no Sul, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e parte de Goiás, com o frio perdendo força. O padrão seco persistirá, favorecendo o avanço da moagem da cana-de-açúcar e a colheita do milho de inverno em andamento.
Historicamente, julho apresenta mínimos volumes de chuva na região Centro-Sul, com exceção de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que ainda podem registrar precipitações pontuais.