
Um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca algumas áreas das regiões Norte e Nordeste sob aviso laranja (perigo), devido aos expressivos volumes de chuvas previstos, que podem chegar até 100 mm entre esta terça (18) e quarta-feira (19).
Cuidado redobrado
De acordo com o alerta do Inmet, os temporais poderão vir com rajadas de vento com velocidade de até 100 km/h. As localidades que deverão ser mais afetadas são:
- nordeste e sudeste do Pará;
- faixa centro-norte do Maranhão;
- centro-norte do Ceará, incluindo a região metropolitana de Fortaleza;
- norte do Piauí;
- oeste do Rio Grande do Norte; e
- norte do Tocantins.
Outras áreas do país
Temporais com menor grau de severidade devem atingir outras áreas do país, principalmente entre a noite desta terça e a manhã de quarta-feira.
Estão sob aviso amarelo (perigo potencial) o Triângulo Mineiro, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a Zona da Mata, em Minas Gerais; a faixa oeste do Rio de Janeiro; o sertão da Paraíba; o Pantanal (MS); e áreas do Mato Grosso e sul de Goiás. A previsão do Inmet para essas localidades é de chuvas entre 30 e 50 mm e ventos de até 60 km/h.
Áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e parte do Paraná estão com aviso amarelo (perigo potencial) para tempestade nesta terça (18), com possibilidade de queda de granizo. As instabilidades devem persistir até amanhã (19).
Um segundo aviso de tempestade, com grau de severidade também de perigo potencial, abrange a Grande Florianópolis, o noroeste do Paraná, a Serra Gaúcha e o sudoeste do Mato Grosso do Sul. O aviso amarelo emitido pelo Inmet alerta para volumes de chuva de até 50 mm e possibilidade de queda de granizo.