Onda de calor

Onda de calor chega ao Centro-Sul e deve elevar temperaturas

Massa de ar quente e seco eleva temperaturas a 40Cº e favorece colheita de milho e cana, mas aumenta risco de incêndios

Onda de calor chega ao Centro-Sul e deve elevar temperaturas

Após a recente onda de frio que derrubou as temperaturas e provocou geadas no Centro-Sul, o clima vai mudar a partir deste fim de semana.

De acordo com análise da DATAGRO baseada em mapas do MeteoBlue, o afastamento do ar polar abrirá espaço para uma massa de ar quente e seco, criando um bloqueio atmosférico e alterando a direção dos ventos. Essa mudança deve favorecer a elevação das temperaturas, especialmente na região central do país.

Quando e onde o calor será mais intenso?

O aquecimento começa neste sábado (16), com máximas de 36°C a 38°C no Mato Grosso e no oeste do Mato Grosso do Sul, podendo chegar aos 40°C.

Entre segunda (18) e terça-feira (19), o calor avança para Goiás e interior de São Paulo, onde as temperaturas devem superar 35°C.

Segundo previsões, o calor persiste durante toda a próxima semana e só deve enfraquecer gradualmente até o fim do mês.

Importante ressaltar que baixa umidade na região também favorecerá grandes amplitudes térmicas, com mínimas acima de 20 °C somente a partir de quarta-feira (20).

Efeitos no campo e riscos

O tempo seco deve favorecer a colheita de cana e milho de inverno, além de elevar os níveis de ATR na cana.

No entanto, a combinação de calor e baixa umidade deve aumentar o risco de incêndios, mesmo com número de focos menor que no ano passado. A previsão é de mínimas acima de 20°C apenas a partir de 20 de agosto.

Quando volta a chover?

Modelos do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) indicam possibilidade de chuvas entre 20 e 24 de agosto, restritas ao Paraná e ao extremo sul do Mato Grosso do Sul.

Para o restante do Centro-Sul, a chuva só deve retornar na segunda semana de setembro.