Alerta climático

Governo do Paraná decreta situação de emergência por conta de estiagem

Situação é vista no estado desde dezembro do ano passado e já afeta a produção agrícola, principalmente nas regiões Centro, Sudoeste e Oeste

Leitura: 2 Minutos
A imagem representa a estiagem enfrentada pelos produtores do Paraná
Foto: Jonathan Petersson/Pexels

Nesta quinta-feira (22), o Governo do Paraná emitiu um comunicado para decretar situação de emergência por conta da estiagem que atinge grande parte do estado desde dezembro do ano passado, e que agora, já afeta a produção agrícola, principalmente nas regiões Centro, Sudoeste e Oeste do Paraná;

De acordo com a nota divulgada à imprensa, o governo do Paraná informou que a medida irá valer por 180 dias. Além disso, a nova medida terá reflexos na empresa estadual de água Sanepar, que poderá “suspender ou restringir outorgas vigentes para usos diversos do abastecimento público e dessedentação de animais“.

“A situação piorou com a falta de chuva, principalmente nas regiões de Pato Branco, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. A Sanepar faz um alerta e pede o uso consciente da água. A orientação é priorizar a água tratada para alimentação e higiene“, afirmou o governo do estado, em nota.

Em declaração a jornalistas, o coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, Fernando Schünig, disse que “o cenário atual é de poucas chuvas até outubro e os níveis dos reservatórios de água já estão baixos em grande parte dos rios do estado, além da seca que já perdura em várias regiões”, afirma.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.