Alerta climático

Primeira onda de frio chega ao Brasil

Na região sul, temperaturas mínimas ficarão entre 6° C e 10° C, enquanto as máximas não devem superar os 20°C

Primeira onda de frio chega ao Brasil

A frente fria que avançou no final de março antecede a primeira onda de frio do ano no Brasil, que deve atingir a região Sul ainda nesta quinta-feira (3), conforme dados do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF), analisados pela DATAGRO.

O sistema, atualmente sobre o Uruguai e a Argentina, está impulsionando a chegada de ar frio ao Brasil. Nos próximos dias, as temperaturas mínimas na região Sul devem variar entre 6°C e 10°C, enquanto as máximas não devem superar os 20°C. O pico do frio está previsto para ocorrer entre sexta-feira (4) e domingo (6), com possibilidade de geadas em áreas de maior altitude, como as serras catarinense e gaúcha.

Precipitações no Sul variam entre 20 e 50 mm

Em termos de precipitações, são esperados acumulados entre 40 e 50 mm no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na próxima semana. No Paraná, as chuvas devem variar entre 20 e 30 mm, com maior concentração no final de semana.

Sudeste registra queda nas temperaturas e chuvas irregulares

No Sudeste, março encerrou com volume acumulado de 119,2 mm, valor 21,3% abaixo da média histórica. O estado de São Paulo foi uma exceção, com 132,4 mm registrados (IRC +4,2%), enquanto Minas Gerais teve 99,9 mm (IRC -46,7%).

No início de abril, chuvas significativas ocorreram apenas em São Paulo, com volumes entre 2 e 20 mm, e volumes mínimos em Minas Gerais, entre 0,5 e 3 mm.

A massa de ar frio também impactará o Sudeste, provocando queda de temperatura, especialmente no sul de São Paulo. As mínimas devem variar entre 10°C e 14°C em outras áreas do estado e em parte de Minas Gerais. Até domingo (6), a previsão é de:

  • Chuvas entre 50 e 100 mm na costa leste de São Paulo;
  • Chuvas entre 20 e 30 mm nas demais áreas de São Paulo e em Minas Gerais.

Centro-Oeste terá resfriamento pontual e chuvas moderadas

No Centro-Oeste, o impacto da frente fria será mais limitado. O resfriamento será mais perceptível apenas no sul de Mato Grosso do Sul, com mínimas entre 10°C e 18°C no sábado. Nos demais estados, as mínimas devem oscilar entre 20°C e 22°C.

As maiores precipitações devem ocorrer em Mato Grosso, com volumes entre 40 e 50 mm. Nos demais estados da região, os totais devem ficar entre 20 e 30 mm.

Matopiba com chuvas no MA, TO e PI; Bahia segue seca

Na região do Matopiba, chuvas entre 20 e 30 mm são previstas principalmente no Maranhão, Tocantins e Piauí. Na Bahia, não há previsão de chuvas significativas.

Chuvas no final de março ficaram abaixo da média

Nos últimos dias de março, uma nova frente fria provocou chuvas na região Sul. Contudo, os volumes ficaram abaixo da média histórica, com média de 79,9 mm — um déficit de 51,3% em relação à climatologia, de acordo com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e analisados pela DATAGRO.

  • Santa Catarina registrou o maior acumulado do mês: 115,4 mm (IRC -19,2%);
  • Rio Grande do Sul: 85,2 mm (IRC -34,7%);
  • Paraná: 71,5 mm (IRC -60,1%).

Nos dois primeiros dias de abril, a frente fria continuou atuando, resultando em um acumulado médio de 8,3 mm, o que representa apenas 5,4% da média esperada para o mês na região Sul.