Clima

Primeira onda de frio no Brasil terá poucos impactos nos canaviais do Centro-Sul

Região Sul será a mais impactada, mas os canaviais localizados no Centro-Sul como um todo registrarão temperaturas mais baixas

Imagem ilustra colheita nos canaviais no Centro-Sul
Foto: Christine Walker/Unsplash

Neste fim de semana, a primeira onda de frio do ano deve provocar queda nas temperaturas em diversas regiões do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) analisados pela DATAGRO.

A região Sul será a mais impactada, mas os canaviais localizados no sul e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e em todo o estado do Paraná também registrarão temperaturas mais baixas, com mínimas entre 10°C e 16°C.

Apesar da queda nas temperaturas, os valores esperados não são suficientes para a formação de geadas, o que afasta riscos imediatos para os canaviais.

A massa de ar frio, embora ainda sem as características típicas do inverno, marca o início da transição climática para o outono.

Chuvas continuam moderadas no final de semana

Durante o final de semana, o fenômeno deve trazer dias mais chuvosos para o leste de São Paulo, sem atingir de forma significativa as áreas de cana. Em Minas Gerais, as chuvas se concentrarão no sul e Triângulo Mineiro, com volumes entre 10 e 20 mm, mesma expectativa para o estado de Goiás. No Mato Grosso, são esperados acumulados entre 20 e 30 mm.

Centro-Sul terá chuvas mais generalizadas ao longo da próxima semana

Ao longo da próxima semana, as chuvas devem se tornar mais generalizadas no Centro-Sul. A previsão é de:

  • 20 a 30 mm nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul;
  • 10 a 20 mm nos demais estados da região.

Previsão indica chuvas acima da média nos canaviais em abril

Atualizações do modelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) indicam perspectivas mais positivas para a umidade nas semanas seguintes:

  • Segunda semana de abril: chuvas acima da média climatológica nos canaviais de toda a região Centro-Sul;
  • Terceira semana: volumes elevados devem se concentrar nos canaviais de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná;
  • Última semana do mês: previsão de precipitações dentro da média para toda a região.