A partir desta sexta-feira (15), está proibido o uso de fogo em todo o território do Piauí. A medida da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vale por 30 dias, podendo ser prorrogada por mais um mês.
A medida suspende queimadas em atividades agropastoris, florestais, limpeza de áreas e manejo de resíduos, mesmo que já autorizadas.
Segundo a Semarh, a decisão foi tomada devido à pior seca dos últimos cinco anos no estado. O baixo nível de rios e açudes, a umidade reduzida, as altas temperaturas e ventos fortes aumentam o risco de incêndios.
“Essa proibição é uma medida preventiva essencial. O Piauí vive um momento de alerta máximo, e nossa missão é proteger vidas, comunidades e biomas. Não vamos tolerar o uso irregular do fogo e vamos atuar com rigor contra quem desrespeitar a lei”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo.
Nos últimos meses, focos de queimadas tem sido registrados por todo o estado. O Piauí reforça que além dos danos causados à fauna e à flora, a piora na qualidade doar pode prejudicar toda a comunidade.
A única exceção será para a queima de canaviais em unidades agroindustriais e treinamentos técnicos, desde que autorizados previamente pela Semarh.