
A semana será marcada pelo retorno das chuvas e por um alívio nas altas temperaturas em grande parte do Brasil, segundo novo levantamento climático da DATAGRO, com base em dados do Inmet, MeteoBlue e ECMWF.
Região Sul
Após o forte calor registrado no fim de semana, as temperaturas devem se aproximar da média histórica nesta segunda (1º) e terça-feira (2), devido ao avanço das chuvas.
Entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, a expectativa é de acumulado de 5 a 30 mm. Nas demais áreas da região, a precipitação deve ser pouca.
No restante da semana, não há previsão de chuva, e as temperaturas voltam a subir de forma gradual.
Região Sudeste
A segunda-feira ainda será de forte calor, com máximas próximas de 40°C no interior paulista. As chuvas que atingem o Sul devem avançar para o Sudeste a partir de terça-feira.
- São Paulo: volumes entre 15 e 30 mm na semana;
- Minas Gerais e Espírito Santo: possibilidade de chuva durante toda a semana, com 50 a 100 mm acumulados, podendo ultrapassar 100 mm no norte dos dois estados.
Região Centro-Oeste
O padrão será semelhante: calor intenso na segunda e chegada das chuvas a partir de terça-feira, com maior intensidade no dia 3 de dezembro.
- Goiás e Mato Grosso: previsão de 50 a 100 mm, com algumas áreas acima desse intervalo;
- Mato Grosso do Sul: acumulados entre 20 e 50 mm.
Região Matopiba
A região que configura os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, já vinha registrando chuvas nos últimos dias, contribuindo para a recuperação da umidade do solo nas áreas agrícolas.
A previsão indica continuidade das precipitações ao longo da semana. Os acumulados até domingo (7 de dezembro) devem ficar entre 50 e 100 mm.