
De acordo com levantamento da DATAGRO, com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana que se inicia (24 a 30 de novembro) será marcada por dois momentos distintos no clima: chuvas nos primeiros dias e tempo firme com calor intenso no final do mês em boa parte do Brasil.
Veja o panorama climático por região:
Região Sul: temporais e calor em alta
O Sul do país enfrentou chuvas intensas e episódios de granizo nos últimos dias, provocados pela atuação de uma frente fria no último final de semana.
A previsão mostra que até terça-feira (25), são esperadas que as chuvas isoladas devem continuar no Paraná, com volumes entre 5 e 20 mm.
No entanto, as temperaturas subirão gradualmente no final de semana, com pico de calor no sábado (29), quando máximas acima de 35 °C são esperadas em boa parte do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste: calor avança após chuvas
A semana começa com instabilidade no Sudeste, mas o calor volta com força a partir da quarta-feira.
Até terça-feira (25), as chuvas devem atingir toda a região, com destaque para o leste de São Paulo, a região Serrana do Rio de Janeiro e o norte de Minas Gerais, onde são esperadas precipitações mais intensas.
Para o final da semana é previsto que as temperaturas subam rapidamente, com máximas entre 36 e 38 °C previstas no interior paulista.
Região Centro-Oeste: calor forte predomina
A previsão indica chuvas fracas e isoladas devem ocorrer apenas em Goiás e Mato Grosso, com acumulados entre 30 e 60 mm até o fim do mês.
No Mato Grosso do Sul, o destaque será o calor extremo, com máximas próximas dos 40 °C no final da semana.
Além disso, as chuvas mais generalizadas na região só devem ocorrer a partir do início de dezembro.
Região Matopiba: boas chuvas favorecem início da safra
A região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) terá uma semana chuvosa, com volumes entre 50 e 100 mm, o que é favorável ao início da safra de grãos 2025/26.