Após dias consecutivos de frio, esta semana deverá ser marcada por um aumento gradual das temperaturas por grande parte do Brasil, destaca o mais recente boletim da DATAGRO, elaborada com base em dados do Meteoblue e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O dia mais quente na região Centro-Sul do país deverá ser na próxima sexta-feira (9). A previsão é de que temperaturas máximas próximas dos 35°C sejam observadas em algumas cidades da divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Caso confirmada, configurará uma anomalia positivas de cerca de 5°C ante a média histórica para essa época do ano. “Como essas altas temperaturas ocorrerão exclusivamente na sexta, não poderá ser considerada uma onda de calor”, ressalta a DATAGRO.
Esse dia quente deverá preceder a frente fria prevista para atingir a região Centro-Sul nos dias seguintes e causar fracas chuvas e queda na temperatura novamente. “Por enquanto, a expectativa é de que essa frente fria será de fraca intensidade, aponta a consultoria.