
A semana será marcada pela formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a Região Sudeste do Brasil, conforme indicam os mapas climáticos do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
O sistema favorece um bloqueio atmosférico, mantendo tempo seco e estável em seu núcleo, enquanto estimula a formação de instabilidades em sua borda.
Com isso, a umidade da Amazônia é canalizada para a Região Sul do país.
Região Sul
Sob influência direta do VCAN, chuvas volumosas devem ocorrer no início da semana no Rio Grande do Sul, com acumulados que podem exceder 100 mm na porção oeste do estado até domingo (28).
Em Santa Catarina, os volumes previstos variam entre 50 e 100 mm.
No Paraná, as precipitações se concentram na faixa centro-sul, com acumulados entre 10 e 30 mm; já no norte do estado, o tempo tende a permanecer seco e quente, com máximas próximas de 35°C.
Região Sudeste
Esta será a área que mais sentirá os efeitos do VCAN ao longo da semana. O interior de São Paulo e a região central de Minas Gerais devem registrar temperaturas elevadas, próximas de 35°C, com predomínio de tempo seco.
A expectativa é de que o VCAN perca intensidade a partir do dia 28 de dezembro.
Região Centro-Oeste
O Mato Grosso do Sul também deverá experimentar redução das chuvas sob o bloqueio do VCAN.
Nos demais estados, o padrão permanece mais instável, com volumes entre 20 e 40 mm em Goiás, 40 a 70 mm no leste do Mato Grosso e acumulados próximos de 100 mm no oeste do estado.
As temperaturas máximas devem ficar em torno de 30°C.
Região do Matopiba
Na região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) A previsão indica chuvas ao longo da semana, com acumulados variando entre 20 e 50 mm.
As temperaturas máximas devem permanecer próximas de 30°C em toda a região.