Algodão

Exportações voltam a ter vantagem sobre vendas internas

Cenário se inverteu em setembro, após cinco meses consecutivos de vantagem para as comercializações domésticas, aponta o Cepea-Esalq/USP

Leitura: 2 Minutos
A imagem ilustra a colheita de algodão no Brasil
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

Depois de cinco meses consecutivos de vantagem para as vendas internas de algodão, as exportações da pluma voltaram a ser mais atrativas em setembro. Esse é o destaque do novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta quarta-feira (25).

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a média recebida pelo algodão exportado na parcial deste mês está em R$ 3,9410/lp, valor 5,6% acima da registrada no mercado doméstico – R$ 3,7322/lp. 

Com as vendas externas mais atrativas, agentes brasileiros têm priorizado os embarques de algodão em pluma. “A colheita na fase final e o avanço do beneficiamento ajudaram a acelerar as exportações”, avalia o Cepea-Esalq/USP. 

Nos primeiros 15 dias úteis de setembro, foram exportadas 104,6 mil toneladas de algodão, 79,3% a mais que o total em agosto (58,35 mil t), mas ainda 38,3% abaixo do volume registrado em setembro de 2024 (169,5 mil t).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.