Aimagem representa o aumento da demanda pela proteína avícola tem sustentado a valorização dos preços da carne de frango nos últimos dias.
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

O preço do frango vivo e da carne de frango registrou nova alta na maioria das regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).

O principal fator para esse movimento é a alta demanda no início de outubro, período em que tradicionalmente há maior consumo.

Pesquisadores do Cepea destacam que o cenário de valorização se mantém desde o início de setembro, estendendo-se até a segunda quinzena do mês, contrariando a tendência histórica de queda no consumo devido ao menor poder aquisitivo da população.

No mercado de pintinhos de corte, os dados mostram que o animal completou dois meses consecutivos de alta nos preços, em agosto e setembro.

O avanço é atribuído a estoques mais enxutos e demanda firme por parte dos produtores, segundo agentes consultados pelo Cepea.

Exportações de ovos recuam, mas seguem em patamar histórico

Apesar da desaceleração nas exportações de ovos no 3º trimestre de 2025, o volume embarcado ainda é o maior já registrado para o período desde 1997, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Cepea.

Entre julho e setembro, foram exportadas 9,46 mil toneladas de ovos, número 42% menor que no trimestre anterior, mas ainda 99,8% superior ao registrado no mesmo período de 2024.

A queda no desempenho é atribuída principalmente à redução da demanda dos Estados Unidos, principal destino das exportações brasileiras até julho deste ano.