
O clima vem favorecendo a colheita de raiz de mandioca neste começo de ano, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) em novo boletim publicado nesta segunda-feira (12).
No entanto, ressalta o Cepea-Esalq/USP, a demanda ainda está limitada, tendo em vista que unidades industriais estão retomando o processamento gradualmente. Quanto aos preços da raiz de mandioca, estes têm registrado apenas pequenas variações.
No mercado de fécula, uma pequena parte das fecularias retomou as atividades, enquanto a maioria se prepara para iniciar os trabalhos a partir desta semana. As poucas unidades ativas priorizaram as entregas de negociações contratadas anteriormente.
Para o mercado de farinhas, a demanda pelo derivado mostrou leve recuperação – um maior número de compradores esteve ativo no mercado. Segundo pesquisadores do Cepea-Esalq/USP, as empresas do setor priorizaram o cumprimento de contratos firmados na safra anterior, garantindo o fluxo das entregas já negociadas.