Mercado em recuperação

Estoques de suco de laranja vêm ganhando fôlego no Brasil

Estoques da commodity devem encerrar a safra 2025/26 próximos de 200 mil toneladas, superando com folga o nível crítico de 150 mil toneladas

Leitura: 2 Minutos
Embrapa lança duas novas variedades de laranja mais precoces e com suco de maior qualidade
Foto: Eduardo Girardi/Embrapa

Depois de terem atravessado quatro temporadas consecutivas em volumes criticamente baixos, os estoques de passagem de suco de laranja devem registrar certa recuperação na safra 2025/26, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta sexta-feira (5).

Dados da CitrusBR apontam que os estoques de suco (FCOJ) totalizaram 146,3 mil toneladas ao final da safra 2024/25, volume 25,3% acima do registrado no ciclo anterior.

“Ainda que baixo, esse volume surpreendeu positivamente os agentes de mercado, dada a forte escassez de fruta, que levou os preços da laranja a patamares recordes históricos e impôs grande dificuldade à indústria na produção de um suco com bom ratio”, comenta o Cepea-Esalq/USP. 

Agora, com o avanço da safra 2025/26 e a melhoria da qualidade do suco a partir da entrada da laranja pera na moagem, o centro de pesquisas projeta que os estoques podem encerrar a temporada 2025/26, em junho do ano que vem, próximo de 200 mil toneladas.

Se confirmado, será a primeira vez em meia década que o setor deixará para trás o volume crítico abaixo de 150 mil toneladas

O Cepea-Esalq/USP ressalta, contudo, que, para que os estoques alcancem esse patamar no meio do ano que vem será necessário que:

  • o consumo volte aos volumes anteriores a 2024/25,
  • o rendimento de suco se mantenha na média das últimas cinco safras (278 caixas de 40,8 kg por tonelada de suco) e
  • a indústria processe ao menos 260 milhões de caixas.