Preços

Exportações de frango limitam queda de preços no Brasil, aponta Cepea

Diferença entre ovos brancos e vermelhos atinge menor patamar do ano com queda na demanda

Espirito Santo prorroga por mais 180 dias estado de emergência por conta da influenza aviária
Foto: Henrique S. Ruzzon/Unsplash

A retomada gradual das exportações de frango pelo Brasil tem contribuído para limitar maiores perdas nos preços do produto no mercado interno, segundo levantamento mais recente do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Apesar disso, os pesquisadores destacam que o cenário doméstico ainda apresenta desequilíbrio entre oferta e demanda, pressionando os valores da proteína no mês de julho.

Além do impacto típico das férias escolares, o fim de mês tende a reduzir o poder de compra dos consumidores, intensificando a pressão baixista sobre os preços da carne de frango, segundo o Cepea.

“As quedas observadas neste mês são mais brandas em comparação com o intervalo entre maio e junho, quando o preço da carne de frango resfriada havia registrado recuo expressivo de 13,4%”, afirma o centro de pesquisa.

Ovos: baixa demanda reduz diferença entre tipos

No mercado de ovos, a baixa demanda pressiona as cotações, reduzindo a diferença de preços entre as variedades branca e vermelha para os menores patamares do ano em diversas praças monitoradas pelo Cepea.

Pesquisadores apontam que a procura enfraquecida resultou em quedas mais acentuadas nos preços dos ovos vermelhos. Para ajustar a oferta frente ao consumo retraído, produtores de algumas regiões vêm antecipando o descarte de poedeiras mais velhas.